Eletrobrás recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL para importar e exportar energia elétrica, por meio da interligação projetada - Resolução Autorizativa n.º 2.280/2010.
Em 16/03/2010 foi assinado contrato entre a Eletrobrás e a UTE (Uruguay) para efetivar a interligação.
A obra, no território brasileiro, foi construída sob a responsabilidade da Eletrobras.
A construção da SE Candiota e a Ampliação da SE Presidente Médici, no que se refere às atividades diretamente relacionadas à energização do empreendimento, foi concluída no final de julho de 2015.
Na sequência, no mês de agosto, foram realizadas as atividades de sincronismo com a Conversora de Melo, a energização dos transformadores-conversores de Melo e a energização dos filtros de Melo e de Candiota.
Os testes de comissionamento da conversora de Melo (transferência de potência nos dois sentidos Brasil para Uruguai e vice versa) foram totalmente concluídos no final de abril/2016. No mês de maio/16 foram realizadas, pelas equipes da Alston e UTE, as inspeções finais e ajustes nos filtros instalados na SE Candiota.
Todo o projeto está apto a entrar em operação comercial, necessitando apenas da formalização do acordo operacional, documento este a ser celebrado entre a UTE e a Eletrosul, que é a empresa responsável pela operação e manutenção das instalações do lado brasileiro.
Em março/16 a Eletrosul encaminhou para a UTE a versão final do acordo operacional para apreciação, porém até o momento não recebeu retorno.
Está agendada reunião do Comitê de Administração do Projeto na Eletrobras, formado pelos representantes da Eletrobras, Eletrosul e da UTE, para o mês de junho/16. Nessa ocasião, será tratado o Acordo Operacional bem como os demais assuntos relacionados a operacionalização da interligação.
Em novembro de 2016 foi concluída a linha de transmissão entre a subestação San Carlo (Uruguai) e a subestação Candiota (Brasil), que possibilitará o intercâmbio de 500MW.